O que é o Coaching?

by - maio 25, 2018

(via pinterest)

Olá, olá! O post que vos trago hoje é um tema recente que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos o "coaching". Quando ouvi falar pela primeira vez neste conceito fiquei logo curiosa, pois estando eu em processo de emagrecimento encontrei neste método aquilo que procurava mesmo. Ainda não participei em nenhuma sessão, mas assim que tenha possibilidades financeiras irei fazê-lo, até lá tenho feito bastantes pesquisas sobre o assunto a fim de eu aplicar este método por mim mesma e estou muito tentada a mais tarde tirar um curso. Neste post vou partilhar tudo aquilo que aprendi durante as minhas pesquisas e espero despertar este bichinho também em vocês.


O Conceito
O coaching é um processo que tem como objetivo aumentar o desempenho de um individuo (coachee), ou aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (coach). 

"Coaching é ajudar a aprender em vez de lhe ensinar"
Durante as sessões o coach vai fazendo perguntas com o objetivo de aceder ao nosso subconsciente provocando mudanças significativas da nossa realidade e impulsionando o alcance dos resultados desejados num curto espaço de tempo. Desta forma este método defende que a resposta a estas perguntas está dentro de nós e o coach tem como principal função não dar a resposta, mas sim ajudar o coachee a chegar lá.

Coaching e a Maiêutica
A maiêutica primeiro desmantela, depois ajuda a reconstruir conceitos originando noções cada vez mais complexas. Tal como o coaching que através de perguntas "poderosas" extrai as respostas que estão dentro do coachee e o ajudam a chegar ao objetivo.


(via google)


Porque é que o coaching funciona?
Aumento da produtividade- O coach tem como objetivo maximizar o potencial e ao fazer isso desbloqueia fontes ocultas de produtividade e eficácia. O coaching é um processo que apoia pessoas a adquirir novas ideias, alternativas e soluções.
Pessoas positivas- O coaching restaura a auto-confiança para enfrentar desafios.
Retorno sobre investimento- A relação coach-cliente gera aprendizado e clareza para implementar ações com resultados.



(via google)

Áreas de atuação
O coach atua em diversas àreas tais como: life coaching, coaching executivo, coaching desportivo, coaching de emagrecimento, coaching educacional...

Curiosidade
O termo coach é derivado na palavra coche (meio de transporte muito utilizado em meados do século XV), pois o coach, tal como o coche, tem como objetivo conduzir uma pessoa de um ponto (atual) ao outro (objetivo). 

(via google)

Todo este conteúdo foi inspirado e resumido deste vídeo do youtube.

You May Also Like

0 comentários