10 Dicas para Futuras Mamãs

by - maio 25, 2018

(via pinterest)

Olá a todos, hoje trago um post com dicas que aprendi através da minha experiência como mãe de primeira viagem, de experiências de outras mães, algumas também me foram transmitidas nas aulas de preparação para o parto e acho útil partilhar com todas as futuras mamãs.



Não compres uma mala de maternidade
Esta foi uma dica transmitida nas aulas de preparação para o parto e para mim das mais úteis pois é algo que pouca gente fala. Na minha opinião aquelas malas muito bonitinhas e cheias de produtos que cheiram muito bem é um desperdício de dinheiro... Em primeiro lugar não são nada práticas para o dia-a-dia, principalmente se forem mamãs que andem muito a pé ou de transportes públicos, em segundo lugar os produtos podem nem sequer serem utilizados, pois o bebé pode reagir mal e acaba por ser dinheiro deitado fora. E vocês perguntam, "mas afinal como vou transportar as coisas do meu filho e como vou dar banho ao meu filho?", quanto à mala optem por uma mochila de maternidade, existem vários modelos que podem ser personalizados, outros bastante elegantes, muitas podem ser penduradas no carrinho e outras incluem compartimentos próprios para biberões e fraldas, há inúmeros modelos à escolha que podem ser encontrados em sites como a Bebitus e o AliExpress. E quanto ao banho, no inicio o bebé pode simplesmente ser lavado com apenas água, mas caso queiram dar um bocadinho mais de cheirinho podem optar por colocar umas gotas de óleo na água do banho, como por exemplo óleo de amêndoas doces ou o Oleoban, mais tarde com as amostras que vos derem experimentem no bebé e aquele que ele reagir melhor comprem em formato grande e assim poupam muito dinheiro.

Evita ir para o hospital na primeira contração
O que acontece com a maioria das grávidas é correrem para o hospital mal sentem uma dor, é natural, estamos constantemente preocupadas com os nossos filhos. Mas se tiverem no final da gestação e perceberem que é uma contração e o período entre elas ainda é longo evitem ir logo para o hospital (a menos que haja perdas de sangue, liquido e outros sintomas diferentes), o que vai acontecer é que vão chegar lá e vão vos mandar andar de um lado para o outro no corredor e caso seja um hospital público nem podem estar acompanhadas, pois só podem vos dar a epidural e porem na sala de partos quando as contrações tiverem com um curto espaço tempo entre elas e vocês já nem sequer se aguentam de pé, e como podem andar de um lado para o outro no conforto de vossa casa acompanhadas, na minha opinião é preferível passarem o inicio de trabalho de parto em casa e quando for para ir para o hospital vocês sentem, não se preocupem.

(via pinterest)

Cria um fundo para o bebé
O bebé traz sempre gastos extra que muitas vezes não estávamos a contar, por exemplo as vacinas extra plano, apesar de estarmos a contar são realmente muito caras e num mês em que estejas com uma maior dificuldade financeira podes ficar mais descansada sabendo que tens esse fundo e não vai faltar nada ao teu filhote.

Comprar um aspirador nasal e um nebulizador 
Esta é uma dica que devem falar com o vosso médico de família ou um pediatra que confiem antes de o fazerem, pois nem todos os pediatras concordam. Mas falando por experiência própria, a minha filha se houver uma mudança drástica de temperatura ela fica logo doente, cheguei a ir inúmeras vezes com ela para o hospital e a resposta foi sempre a mesma "fazer nebulizações e aspirar o nariz" (é claro que se fizer febre ou outro sintoma corram para o hospital, pois eu estou só a falar em congestionamento nasal), a verdade é que agora não vou logo para o hospital e passado 2 dias de fazer as nebulizações e aspirar o narizinho ela come e respira muito melhor. Outras dicas importantes é que as nebulizações devem ser feitas apenas com soro (a menos que seja prescrito pelo médico algum medicamento), as aspirações não devem ser feitas inúmeras vezes  e muito menos depois de comer (por norma faço antes de ela ir para cama), caso não possam investir num nebulizador ou conhecerem alguém que vos empreste um, fecharem-se na casa de banho com a água quente a correr é uma boa solução.

Não deixes o cocó secar
Pode parecer uma dica um pouco inútil mas muitas vezes a nossa preocupação é ir limpar o bebé e deixá-lo cheiroso e nem nos lembramos da roupa de imediato, mal ele suje a roupa ponham logo numa bacia ou no lavatório com água e mais tarde, quanto tiverem tempo, é mais fácil de tratar. Acreditem, as manchas de cocó seco custam muito a sair e vocês vão agradecer terem posto de imediato a roupa em água. 

(via pinterest)

Dormir quando o bebé dorme
O que acontece na maioria das vezes é que como estamos tanto tempo em casa e no inicio é frequente receber-mos visitas em casa a nossa preocupação é sempre as tarefas domésticas que aproveitamos para fazer enquanto o bebé dorme e depois quando ele está acordado nós queremos descansar e isto leva a um esgotamento enorme e a outras doenças mais graves. Durmam, durmam muito, vão ter muito tempo para fazer as tarefas domésticas, aproveitem cada minuto para descansar e ninguém vos vai julgar por isso.

Aceitar ajuda
Ainda na onda das tarefas domésticas... Nós mães temos muito a mania de achar que somos super mulheres e conseguimos fazer tudo sozinhas, o que acontece é que a gravidez, o parto e maternidade são fases muito cansativas a nível físico e psicológico e um bebé exige muita atenção, acabando mesmo por não conseguirmos fazer tudo que tinhas planeado para o dia e assumir-mos um sentimento de frustração que nos leva ao esgotamento referido no ponto anterior. Acreditem, as nossas mães, sogras, avós, etc...entendem perfeitamente este processo e por isso nos estão constantemente a oferecer ajuda, aceitem-na! Caso não ofereçam, peçam-na, ninguém vai levar a mal e não vamos ser piores mães por isso.

Saúde 24
Não é só uma dica para as mães, mas sim para todos nós, o número 800 24 24 24 é um número designado por Saúde 24 na qual somos atendidos por um especial de saúde que nos faz perguntas à cerca dos nossos sintomas e nos diz se é necessário dirigir-nos ao médico ou não. Além de ser muito útil para nós mães pois ficamos mais descansadas e poupa-nos idas desnecessárias ao hospital, também é mais rápido, porque quando chegamos lá já temos consulta marcada e no meu caso, quando a minha filha ficou internada, eles foram muito prestáveis e em 5 minutos tinha uma ambulância à minha porta para a levar ao hospital. Em caso de dúvida, não hesitem, liguem para este número.

(via pinterest)

Cada caso é um caso
Isto é um lema que vão ter de reter e interiorizar a partir do momento que partilham com o mundo que vão ser mães, pois as outras mães o que fazem inúmeras vezes é partilhar histórias menos boas de partos, de situações menos boas na gravidez, de histórias com os filhos, adoram comparar crianças, e pior de tudo mesmo passando por isso perdem a noção o quanto isso é mau para uma mãe. Façam sempre com que entre por um ouvido e vos saia pelo outro, cada caso é um caso e certamente que vais ter uma história diferente para contar das que ouviste, por isso vive cada momento, ser mãe é uma experiência única e especial, sê feliz e aproveita!

You May Also Like

0 comentários